Em 1829, Johann Wolfgang Döbereiner elaborou a Primeira Tabela Periódica. |
A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros, em grupos divididos de forma a facilitar sua localização.
Imagine só se não existisse esta tabela? É como entrar em uma livraria e não encontrar os livros separados em função de gêneros, o que faria com que gastássemos muito tempo procurando um livro de psicologia, por exemplo, o qual poderia estar entre os de administração ou engenharia.
Porém nosso assunto não é a tabela Periódica em si, mas algumas curiosidades que abordaremos por algum tempo aqui no GoQuímica. E hoje vamos começar com uma curiosidade que poucos têm: "Qual o elemento químico mais raro?" Resposta: o ástato (At).
Há atualmente somente 31 gramas da substância na terra. De fato, a sua inclusão entre os demais elementos químicos efetuada, a princípio, apenas por uma necessidade teórica — quer dizer, “deveria” existir um elemento com 85 prótons em seu núcleo.
Entretanto, após algum tempo, os cientistas conseguiram provar a existência da substância, obtendo-a em laboratório. Mas a experiência é de dificuldade considerável. Isso porque o ástato é tão radioativo que vaporiza a si mesmo quando ajuntado em uma quantia apreciável! É provavelmente por isso que, até hoje, não há uma aplicação prática para o elemento — que serve apenas para estudos teóricos, e normalmente por meio de seus isótopos.
Fonte: Megacurioso - http://www.megacurioso.com.br/
Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/
Brasil Escola - http://www.brasilescola.com/
0 Comentários