Corretivo líquido popularmente chamado de “braquinho” é um líquido branco opaco que é usado para pintar erros de escrita. Antes da invenção de processadores de texto, o líquido corretivo foi a maneira mais fácil que você pode corrigir um erro em um documento escrito à mão.
Como funciona corretivo líquido?
Normalmente fluido de correção é aplicado com a ajuda de um pincel. O fluido é desenhado para secar rapidamente no momento em que é exposto ao ar. Quando seca, uma fina camada branca é formada sobre a qual você pode escrever para esconder o erro. Antes da invenção da correção desse fluido um documento inteiro tinha de ser descartadas se um único erro fosse cometido. As primeiras versões do líquido de correção foram feitas pelo fundador da Liquid Paper, Bette Nesmith Graham em 1951.
Componentes do líquido de correção
Corretivo líquido é composto de muitas substâncias químicas, mas o principal químico é composto de dióxido de titânio é o que lhe dá a cor branca. O pigmento branco é dissolvido num solvente volátil que se evapora facilmente. Os outros produtos químicos que compõem corretivo líquido são a nafta, petróleo e alifáticos misturados com o produto químico inicial. Outros ingredientes incluem resinas, solventes minerais, corantes, fragrâncias e dispersante. Corretivo líquido também contém substâncias orgânicas voláteis.
Tinta não utilizada na correção engrossa durante um período de tempo e endurece para se tornar inutilizável. Isto é porque os fabricantes têm sempre um diluente com o fluido de correção para manter o seu estado líquido.
Efeitos nocivos do líquido de correção
É muito prejudicial inalar líquido corretivo. Ele contém compostos que são prejudiciais para a sua saúde.
Leia mais em: http://cienciasetecnologia.com/quimica-corretivo-branquinho/#ixzz2pkZSnbYM
0 Comentários