Uma equipa de cientistas da Universidade de Nottingham (Reino Unido) criou um material poroso capaz de absorver dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. A descoberta está publicada na«Nature Materials».
Os investigadores centraram-se numa rede de metal orgânico em forma de colmeia que, explicam em comunicado de imprensa, pode ser considerada uma nova classe de material poroso.
A estrutura do material permite a absorção selectiva de dióxido de carbono: enquanto outros gases como o nitrogênio, o azoto ou o hidrogênio conseguem passar através dele sem problemas, o CO2 fica retido nos nanoporos do material.
Segundo Martin Schröder, da Escola Universitária de Química, o truque que diferencia as propriedades deste novo material reside na sua “estrutura única”. NOTT-202a tem uma estrutura de colmeia feita de uma série de moléculas ou iões unidos a um átomo metálico central e preenchida com centros metálicos de índio (In). Isto forma uma nova estrutura composta por dois quadros entrelaçados.
A absorção e o armazenamento do CO2 poderá limitar as emissões atmosféricas de carbono provocadas pela atividade humana , assim, ajudar a resolver o problema do aquecimento global.
0 Comentários