Teste Menu 7

header ads

Titulação

Imagem Mostra um exemplo de como funciona a Titulação

titulação é um processo físico para determinação da concentração em valores específicos de uma substância  desconhecida podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.





Processo de Titulação

Determinação da concentração de um ácido A (x mol/L) através de uma base B de 0,10 mol/L,
Em uma bureta coloca-se a base 0,10 mol/L junto a um suporte (chamado suporte universal) e sob ela um erlenmeyer contendo a solução de ácido de concentração desconhecida com algumas gotas de fenolftaleina (indicador, irá auxiliar para identificação do ponto de viragem ou neutralização).
Abrindo a torneira da bureta (de modo que fique um gotejamento) e com agitação permanente do erlenmeyer até que o ácido mude a sua coloração para avermelhada indicando a neutralização, após isso anota-se o valor gasto de base e através da formula calcula-se o valor da concentração do ácido.
(aqui com valores fictícios foi feito o valor da concentração)
Base B = 0,10 mol/L ; valor usado na bureta 22,50 ml.
Acido A = X mol/L ; valor usado no erlenmeyer 25 ml.
Concentração do acido A x volume do mesmo = concentração da base B x volume da mesma
Ac. A mol/L x 0,025 = 0,10 mol/L x 0,0225 L
Ac. A Mol/L x 0,025 = 0,00225
Ac. A= 0,00225 / 0,025
Ac. A = 0,09 mol/L
(converteu-se de ml para L)

Formas de titulação

  • Titulação ácido-base (acidimetria-alcalimetria): onde as hidroxilas  da base (concentração conhecida) se combinam com os hidrogênios ionizáveis do ácido aumentando o valor do pH até o ponto de viragem ou neutro (em que a solução passa a ser formada por água e sais).
  • Titulação de oxi-redução: onde ocorre a troca de elétrons entre os oxidantes e redutores, onde oxidantes fortes ganham mais elétrons assim como os redutores perdem.



Fonte:
http://pt.scribd.com/doc/16600364/Titulacao

Postar um comentário

0 Comentários